sábado, julho 23, 2011

É como ouvir quinhentos milhões de guizos

      


       Tu julgarás - Mas não há ninguém para julgar - Tu julgarás a ti mesmo é o mais difícil, mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se tu fazes um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio. Se tu não és ainda para mim se não um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma garota igual a cem mil outras garotas. Mas, se tu me cativas nós teremos necessidade um do outro. Tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas. Serás pra mim único no mundo. E eu serei pra ti única no mundo. Só se vÊ bem com o coração o essencial é invisível aos olhos. Só as crianças sabem o que procuram, perdem tempo com uma boneca de pano, e a boneca se torna muito importante, e choram quando elas lhes é tomada, elas são felizes. O que eu vejo não passa de uma casca o mais importante é invisível. As estrelas são belas por uma flor que não pode ver. O que torna belo o deserto, é que ele esconde um poço em algum lugar, quer seja a casa, as estrelas ou o deserto, o que os torna belos é invisível. Mas os olhos são cegos, é preciso ver com o coração.  A gente corre risco de chorar um pouco quando se deixou de cativar. É como uma flor, se tu amas uma flor que se acha numa estrela é bom, de noite, olhar o céu, todas as estrelas estarão  floridas. As pessoas veem estrelas de maneiras diferentes. Para aqueles que viajam, as estrelas são guias, para outros, elas não passam de pequenas luzes, para os sábios, elas são problemas, para os empresários, eram ouro, mas todas essas estrelas se calam, tu porém, terás estrelas como ninguém teve, tu olharás no céu à noite, e eu estarei habitando uma delas, e de lá estarei rindo, então será para ti, como se todas as estrelas rissem, dessa forma, tu, somente tu, terás estrelas que sabem rir. E toda noite as estrelas riem é como ouvir quinhentos milhões de guizos.


Pequeno Príncipe - Antonie de Saint-Exupéry

Um comentário:

  1. Lindo Pá!
    Toda vez que eu olho para o céu, você habita todas as estrelas para mim ><

    ResponderExcluir